A) Filosóficos: que tratam dos valores mais profundos.
B) Práticos: que tratam dos benefícios mais imediatos como foco, concentração, clareza mental, saúde física, vitalidade etc. Começaremos com os filosóficos. Se você quer os efeitos práticos, pule a primeira parte. Para conhecer detalhes, da nossa linha, acesse Como o Yôga e o SwáSthya funcionam.
1. Estados expandidos de consciência – samádhi ou iluminação – é um estado de megalucidez.
Espera-se que o praticante atinja esse estado, após, vários anos de prática inteligente. Descrevê-lo, com palavras, sempre, será limitado. Expressa uma profunda conexão do indivíduo consigo mesmo e com a Natureza (o Todo, o Absoluto, o Universo).
A expansão da consciência produzirá efeitos práticos imediatos: serenidade, paz, capacidade de compreensão e sabedoria.
No oriente, quando um ser humano atinge grande sabedoria, diz que é iluminado, ou seja, irradia luz, sabedoria.
2. Estados expandidos de consciência, antes do samádhi – a prática da meditação e do Yôga proporciona, continuamente, percepções mais profundas. O indivíduo penetra, cada vez mais profundamente, em si mesmo. Como tirar véus sucessivos. Cada véu que se tira, amplia a percepção e gera estados diferenciados de consciência.
Portanto, não precisamos esperar o samádhi ou iluminação para desfrutar de experiências ricas e transformadoras. A iluminação é, apenas, o coroamento desse processo.
* Outra ferramenta poderosa de evolução é o aprendizado da teoria. Noto uma diferença expressiva de resultados e benefícios entre os alunos que dedicam um tempo para conhecer os princípios envolvidos. Quando se compreende o motivo de determinado procedimento, tende-se a utilizá-lo de forma mais eficiente. Os alunos antigos conseguem atuar de maneira precisa, quase cirúrgica, na solução de dificuldades. O ideal é manter uma leitura regular e aprofundar com os cursos de meditação e yôga.