fbpx

RESULTADOS

Por que Praticar?
31 BENEFÍCIOS DO YÔGA E DA MEDITAÇÃO

Praticar um Yôga completo, produzirá mais efeitos que a prática da meditação, por uma razão simples: temos a prática da meditação como uma das partes do Yôga. Portanto, colocaremos os benefícios ou resultados, em conjunto. Separamos os efeitos em dois grupos:

A) Filosóficos: que tratam dos valores mais profundos.

B) Práticos: que tratam dos benefícios mais imediatos como foco, concentração, clareza mental, saúde física, vitalidade etc. Começaremos com os filosóficos. Se você quer os efeitos práticos, pule a primeira parte. Para conhecer detalhes, da nossa linha, acesse Como o Yôga e o SwáSthya funcionam.

FILOSÓFICOS:

1. Estados expandidos de consciência – samádhi ou iluminação – é um estado de megalucidez.
Espera-se que o praticante atinja esse estado, após, vários anos de prática inteligente. Descrevê-lo, com palavras, sempre, será limitado. Expressa uma profunda conexão do indivíduo consigo mesmo e com a Natureza (o Todo, o Absoluto, o Universo).
A expansão da consciência produzirá efeitos práticos imediatos: serenidade, paz, capacidade de compreensão e sabedoria.
No oriente, quando um ser humano atinge grande sabedoria, diz que é iluminado, ou seja, irradia luz, sabedoria.

2. Estados expandidos de consciência, antes do samádhi – a prática da meditação e do Yôga proporciona, continuamente, percepções mais profundas. O indivíduo penetra, cada vez mais profundamente, em si mesmo. Como tirar véus sucessivos. Cada véu que se tira, amplia a percepção e gera estados diferenciados de consciência.
Portanto, não precisamos esperar o samádhi ou iluminação para desfrutar de experiências ricas e transformadoras. A iluminação é, apenas, o coroamento desse processo.

3. Evolução pessoal – a prática produz uma evolução constante, em todos os sentidos do ser: corpo, emoções, mente e intuicional ou espiritualidade. Se o indivíduo tem consciência de como ele, de fato, funciona, terá as ferramentas para mudar. Tome como exemplo o emocional: a pessoa repete o mesmo padrão de emoções continuamente. Se forem emoções não boas, por que não mudamos? Faltam dois elementos básicos: querer mudar (muitos querem e não conseguem) e saber como fazer. A Prática Inteligente permitirá a percepção do funcionamento real do emocional (e dos outros veículos). Se eu sei como funciona, posso fazer as mudanças com precisão cirúrgica.

4. Transformação interna – pois, a prática proporciona autoconhecimento e lucidez. Com essas percepções pode-se mudar o que não funciona e adotar novos hábitos, novas atitudes, novos pensamentos, novos mindsets que produzirão mais felicidade, bem-estar, melhores escolhas e paz. A transformação acontecerá em todos os níveis. O físico denso, físico energético, emocional, mental e intuicional ou espiritualidade. Lembro que espiritualidade ou intuicional não tem relação direta com religiosidade. Para mais detalhes, veja o meu vídeo Corpos do Homem.

PRÁTICOS:

5. Intuição – desenvolve a intuição de maneira intensa. A intuição alinhada com um senso prático permite lucidez para a tomada de decisões. Reduz-se o erro. Essa é uma das principais razões das pessoas que precisam tomar decisões importantes com frequência (empresários, executivos etc) frequentem aula de meditação ou Yôga. Promove sentimento de plenitude e bem-estar.

6. Clareza mental – a capacidade de concentrar e focar, alinhada com uma boa intuição, permite clareza mental e assertividade, na compreensão dos fatos e tomada de decisões. A clareza mental é prejudicada sobremaneira, pelo emocional. Emoções fortes e densas embaçam a mente. A prática permite a administração do emocional. Uma maneira boa de errar é tomar decisões, quando estivermos emocionalizados.

7. Concentração e Foco – Há um estudo que informa: o ser humano normal perde a concentração a cada 8 (OITO) segundos. A baixa capacidade de concentração predispõe ao erro, retrabalho e baixa produtividade. A prática dos exercícios de meditação amplia o poder de concentração e foco.

8. Controle emocional, autocontrole ou administração das emoções – as técnicas combinadas permitem melhor compreensão do processo emocional. Entender como as emoções funcionam e combinar com técnicas de respiração, relaxamento e meditação permitem administrar as emoções de maneira positiva e com assertividade. Para alguém que deseja ser líder (empresário, executivo etc), administrar as suas emoções é condição fundamental para um bom desempenho. O controle emocional permite melhorar as relações afetivas com o cônjuge, com os filhos e pais, com os amigos etc. Administrar o emocional é uma condição básica para um bom rendimento na vida.

9. Stress ou estresse – um dos grandes vilões da sociedade moderna. O stress, em si, é um sistema de defesa do organismo. Quando o animal (inclusive o homem) estiver em perigo, o organismo prepara para o ataque ou a fuga. Essa preparação chama-se stress ou estresse. Quando o perigo passa, o animal relaxa e volta ao normal. O problema está, quando o indivíduo estressa constantemente, ou seja, não consegue relaxar. Vários problemas acontecem para quem não sabe sair do stress. Nos itens seguintes, sempre que o estresse afetar, relataremos. A prática de alongamento e força, os respiratórios, o relaxamento, os mantras e a meditação detonam o stress. O praticante começa a notar, os benefícios, nessa área, já, no primeiro mês de prática. Para mais informações sobre estresse, acesse O PERCURSO DO STRESS: SUAS ETAPAS.

10. Força, vitalidade e energia – É notável a vitalidade dos praticantes sérios de Yôga. Com mais energia, força e vitalidade, o indivíduo consegue enfrentar os desafios da vida com altivez. Consegue-se com a prática dos respiratórios (pránáyámas), das posições físicas (ásanas), das atividades de limpeza interna de órgãos (kriyá), do relaxamento (yôganidrá) e da meditação.

11. Produtividade – Se o indivíduo estiver centrado, relaxado, concentrado e focado o resultado imediato é a ampliação da produtividade. Muitos executivos e empresários buscam o Yôga e a meditação, justamente, para melhorar a concentração e o foco, pois, precisam melhorar a produtividade. Consegue-se com os respiratórios (pránáyáma), relaxamento (yoganidrá) e meditação.

12. Desempenho na vida – mais concentração, mais foco, mais clareza mental e boa administração das emoções permitem ampliar o desempenho na vida, em todos os setores: afetivo, profissional, amizades etc.

13. Melhora nos relacionamentos – principalmente, pela administração das emoções e pela clareza mental. Sem controle emocional, despejamos, no outro, muitas das nossas frustrações. Com boa administração emocional e clareza mental somos capazes de preservar as relações e cultivar hábitos saudáveis.

14. Atletas de competição ou desportistas amadores – com mais foco, mais concentração, mais consciência corporal, mais energia e melhor respiração (respirar bem amplia a oxigenação das células) permite que atletas melhorem o desempenho.

15. Rendimento profissional – empresários, profissionais liberais, executivos etc – clareza mental, concentração, foco, controle emocional e vitalidade são elementos fundamentais para avaliar as situações e tomar decisões. A meditação é uma ferramenta extraordinária para aquietar a mente e focar. Respirar bem oxigena o cérebro e facilita o controle emocional. Qual é o preço de cada decisão equivocada?

16. Saúde – uma das principais razões que o Yôga se tornou famoso e atravessou milênios (mais de 5.000 anos) é a sua eficiência na manutenção de uma extraordinária saúde. Vamos citar alguns dos efeitos, nessa área.

QUALQUER PROBLEMA DE SAÚDE, INCLUSIVE ESSES CITADOS, DEVERÁ SER CONSULTADO O MÉDICO PARA O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
O Yôga NÃO substitui o acompanhamento médico, NÃO é terapia, NÃO é tratamento.

17. Sexualidade e libido – parte expressiva da queda na libido é provocada pelo cansaço e pelo estresse. O excesso de preocupação, a correria do cotidiano, as finanças, as crianças, os afazeres etc deixam as pessoas esgotadas. Sem energia, a libido despenca. Com a prática do relaxamento, dos respiratórios e da meditação gera clareza mental e reposição de energia. A libido retorna. Outro detalhe interessante, a ejaculação precoce, num grande número de situações, tem relação direta com a ansiedade. Ao reduzir a ansiedade, manter a calma e a serenidade, é comum desaparecer os sintomas.

18. Depressão – as técnicas corporais endorfinam, o alongamento amplia, os músculos tensos, o relaxamento, a meditação e os mantras (quem canta os seus males espanta) são ferramentas especiais para mudança de humor. A maior dificuldade, para quem tem depressão, é conseguir praticar. Mas, se o indivíduo vence a inércia e conseguir praticar, teremos resultados expressivos, a partir do primeiro mês de prática.

19. Ansiedade – tem a ver com o tempo. O ansioso quer respostas num tempo incompatível com o tempo real. Reduzir a ansiedade significa desenvolver uma relação positiva como tempo que as coisas precisam para acontecer. Aprender a relaxar e desenvolver paciência são antídotos poderosos. Um mecanismo poderoso é a respiração. O ansioso tem um padrão respiratório rápido e torácico. A respiração abdominal, profunda, lenta e relaxada funciona bem, principalmente, se combinada com relaxamento (yôganidrá), posições físicas (ásana – a atividade física é de extrema relevância) e a meditação.

20. Dores de origem emocional (stress) – o estresse tensiona a musculatura, comprime os nervos e dificulta a circulação sanguínea – resultado: dor. Os alongamentos soltam a musculatura, os respiratórios oxigenam melhor os músculos, o relaxamento acalma os nervos, a meditação sereniza a mente e os pensamentos. Músculos relaxados, nervos sem compressão e circulação sanguínea boa reduz ou elimina as dores provocadas por esses fatores.

21. Sono (insônia de origem emocional por aceleração mental) – As pesquisas indicam que 72% dos brasileiros (88% dos mexicanos) tem algum problema com o sono – esses números variam, de acordo com a fonte. Parte dessa miséria é o ritmo de vida acelerado. Acelera-se o corpo e a mente. O stress ocupa destaque. Como o estresse é uma reação do organismo para a fuga ou o ataque, mantém o sistema em alerta. Se não relaxar, dificilmente terá uma boa noite de sono. Com técnicas de meditação, de relaxamento e posições físicas de alongamento (ásanas), construímos uma mente clara e serena. Desaceleramos a mente e o sono melhora. Quando o fator que prejudica o sono é o stress, sentimos a melhora, no primeiro mês de prática.

22. Úlcera e gastrite de origem emocional (stress) – ao reduzir expressivamente o stress, deixar o sedentarismo de lado e adotar uma boa alimentação TODOS os problemas relacionados com o estresse serão afetados, inclusive úlcera e gastrite de fundo emocional. A meditação, o relaxamento, os ásanas (posições físicas – sair do sedentarismo) e os pránáyámas (respiratórios) compõem as ferramentas fundamentais para detonar o stress.

23. Enxaqueca de origem emocional ou por tensão muscular – muitas enxaquecas são resultados de emoções, stress ou excesso de contração da musculatura do pescoço e da face (aqui, também, entra o bruxismo). Ao detonar o stress, relaxar e alongar a musculatura tem-se resultados expressivos. No início, as crises ficam mais distantes e podem sumir, por completo. Técnicas de alongamento (ásanas), respiração (pránáyáma), relaxamento (yôganidrá) e meditação são as ferramentas.

24. Pressão alta de origem emocional ou stress – o emocional tem efeito direto na pressão sanguínea, principalmente, o estresse. Para que o animal tenha oxigênio suficiente, nos músculos, para a explosão energética para o ataque ou a fuga, o coração bate mais rápido e com mais força. Há o aumento de pressão. Se o estresse for contínuo, ao médio e longo prazo, teremos pressão alta contínua. Atacamos o estresse, com as ferramentas, já, citadas.

25. Elevação da glicose sanguínea de origem emocional (stress) – no momento do stress, o corpo prepara-se para atacar ou fugir. Um dos itens é aumento de glicose sanguínea para permitir a explosão muscular. Se o stress for prolongado, a liberação de glicose passa a ser maior que o consumo. Conforme itens anteriores, ao detonar o stress, quebra-se esse ciclo defeituoso.

26. Regulagem hormonal – as técnicas físicas e os bandhas (técnicas de compressão) possuem uma lógica de compressão e extensão de glândulas e plexos. Essas técnicas estimulam, mecanicamente, as glândulas e os plexos nervosos que tendem a melhorar o seu desempenho.

27. Emagrecimento – muito do se come, compulsivamente, está relacionado à ansiedade. Pessoas ansiosas tendem a descontar na comida. As técnicas que detonam o stress, também, atuam na redução da ansiedade – meditação, respiração, mantra, relaxamento e técnicas corporais. Com a redução da ansiedade é mais fácil fazer uma alimentação mais balanceadas e controlar a fome compulsiva.

28. Coluna – as técnicas isométricas tendem a colocar a coluna no lugar. Com os encaixes, ajusta-se a posição das articulações de maneira correta. A postura melhora, a distribuição de peso fica perfeita e as articulações são poupadas de esforços extras por conta de má postura e da falta de musculatura de sustentação. Porém, se, já, houver alguma lesão, o cuidado deverá ser exacerbado, pois uma técnica mal executada pode ampliar a lesão. Em caso de lesão, dever-se-á seguir as orientações médicas.

29. Oxigenação – as técnicas respiratórias permitem a ampliação da capacidade de oxigenar o organismo. Com oxigenação adequada, os sistemas – todos – funcionam melhor. Para exemplificar, de 20% a 25% de todo o oxigênio é consumido, no cérebro. Uma boa oxigenação melhora tudo, inclusive memória, raciocínio rápido, criatividade, inteligência. Muitos atletas procuram a prática para melhorar a oxigenação e, com isso, o desempenho muscular.

30. Alongamento – a maneira que executamos os ásanas – posições físicas – permite alongamento exuberante. Acelera o processo, ao descontrair a musculatura que é esticada, durante a execução da posição.

31. Resistência muscular – muita gente não sabe, mas a nossa prática, por ser forte, intensa, promove resistência muscular expressiva. A prática NÃO dá hipertrofia muscular, mas proporciona resistência exuberante.

* Parece óbvio, mas é importante ressaltar que o trabalho personalizado produz os resultados em prazo, significativamente, mais curto. A razão é simples: as aulas teóricas e práticas serão desenhadas para aquele indivíduo, de acordo com a sua personalidade, os seus limites, as suas habilidades, os seus objetivos e o seu propósito de vida. Se o aluno deseja essa aceleração evolutiva, o caminho mais fácil são as aulas personalizadas.

* Outra ferramenta poderosa de evolução é o aprendizado da teoria. Noto uma diferença expressiva de resultados e benefícios entre os alunos que dedicam um tempo para conhecer os princípios envolvidos. Quando se compreende o motivo de determinado procedimento, tende-se a utilizá-lo de forma mais eficiente. Os alunos antigos conseguem atuar de maneira precisa, quase cirúrgica, na solução de dificuldades. O ideal é manter uma leitura regular e aprofundar com os cursos de meditação e yôga

Com o advento da tecnologia, ficou fácil, pois a maioria dos nossos cursos tem a versão PRESENCIAL e ONLINE.

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL

YÔGA FLAMBOYANT

  • Aulas de Meditação
  • Aulas de Yôga
  • Cursos de Meditação e Yôga
  • Evolução Pessoal
  • Benefícios do Yôga e da Meditação

Avenida José Bonifácio, 1030
Campinas – S.P.

WhatsApp: 19.99725-4241

WhatsApp chat