fbpx

Yôga em Campinas

DESTRAVE e aprenda o segundo idioma com as dicas do Prof. Denilson

Nessa semana, o Conversa com Clélio Berti entrevistou o professor Denilson Amade Sousa. Ele é praticante de Yôga desde 2009 e vem atuando na área de ensino de idiomas há quase 25 anos. Ele possui graduação em linguística, mestrado e doutorado em linguística aplicada pela Unicamp, na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Atualmente, trabalha numa consultoria de recursos humanos auxiliando profissionais de multinacionais a se desenvolverem numa segunda língua.

No bate-papo, conversamos sobre os principais nós enfrentados por esses profissionais ao trilharem esse caminho trabalhoso que é adquirir um outro idioma, assim como abordamos dicas e estratégias para garantir uma aprendizagem mais agradável e efetiva, tendo como foco principal o autoconhecimento.

Os 3 principais obstáculos enfrentados por profissionais que buscam adquirir ou aprimorar uma língua estrangeira são:

a) necessidade de resultados imediatos, o famoso “preciso aprender pra ontem!”;
b) falta de consistência, ou seja, tendência de iniciar e interromper o curso diversas vezes e não conseguir, portanto, manter a frequência de contato necessária ao bom desenvolvimento;
c) dificuldade com a produção oral no idioma, ou seja, a fala. Muitos aprendizes relatam sentir que possuem algum bloqueio ou excesso de nervosismo ao terem de se expressar oralmente na outra língua.

O professor Denilson trouxe alguns aspectos que ele considera importantes nesse processo tão complexo que é aquisição de um novo idioma e que irão minimizar os impactos negativos eventualmente causados pelos obstáculos apontados acima. São eles:

Motivação: Seja ela vinda de dentro do indivíduo – “gosto do idioma e dos falantes, quero viajar, ler livros e entender músicas nessa língua…” – seja ela vinda de fora – “preciso aprender por que senão não subirei na carreira, a vaga a que estou pleiteando exige conhecimentos além do intermediário…” – a motivação sempre será um fator determinante no processo. A motivação intrínseca (interna) geralmente tem efeitos mais duradouros e eficientes do que a extrínseca (externa); por isso, procure sempre encontrar razões pessoais, internas, para aprender o novo idioma.

Determinação, foco e disciplina: Não importa o que você está buscando desenvolver e o quão motivado você está, sem determinação, foco e disciplina você não chegará muito longe. A aquisição de um idioma requer que você tenha contato com ele de modo frequente e focado. Vale muito mais você ter contato diário por 15 minutos do que deixar pra estudar tudo por 3 horas num único dia.

Não agressividade: é muito importante que haja leveza no processo. É essencial que você não se culpe e não se agrida quando as coisas não saírem conforme você esperava ou depois do tempo que você imaginava. Erros e retrocessos fazem parte do processo. Nem todo dia estamos iguais. Devemos nos ouvir, respeitar a nós mesmos e lembrar que toda dificuldade é passageira. Ter uma postura de autoestima elevada e de autossuperação também ajuda muito: “Eu sou capaz de aprender, não importa os traumas que eu tenha ou o que os outros pensem!” é um mindset que deve permear toda a caminhada.

Paciência: ninguém adquire uma nova língua de um dia para o outro. O processo é geralmente demorado e pode haver altos e baixos tanto no desempenho quanto na aprendizagem. Pode haver também uma sensação de estagnação, especialmente a partir dos níveis intermediários. Nesse caso, o perfeccionismo pode ser um grande vilão, tenha em mente que, por um bom tempo, as coisas não sairão perfeitas e que os erros fazem parte integrante da caminhada. Tenha paciência e não desista, você chegará lá quando menos esperar!

Controle da ansiedade: é importante que você controle sua ansiedade em relação a dois aspectos relativos ao processo de aquisição de uma língua estrangeira. Primeiramente, tenha em mente que você não sairá falando e escrevendo perfeitamente do dia pra noite, não se imponha metas irreais e saiba que tudo leva tempo. Em segundo lugar, é essencial que você respire lenta e profundamente nas situações em que tenha que falar o segundo idioma.

Identificação com a cultura e os falantes da língua que está aprendendo: o processo todo será mais leve e prazeroso se você procurar se identificar com algum país onde aquela língua é falada e/ou com os falantes daquele idioma.

Autonomia: tomar as rédeas da sua própria aprendizagem e estar ciente do que você precisa fazer para aprimorar seu desempenho é crucial para o processo. Não espere os outros dizerem o que você precisa fazer, busque por si só aquilo que você sabe ou percebe que faz a diferença.

O professor Denilson é extremamente acessível, não hesite em entrar em contato com ele pelo e-mail denisousa@gmail.com ou (19) 99859-5355.

Até o próximo Conversa com Clélio Berti!

Conversa com Dra. Kátia Haranaka – Cirurgiã Plástica

Cirurgia Plástica e Beleza. Quando devo fazer uma cirurgia plástica? Quais os conceitos de beleza? Só, a cirurgia plástica resolve ou precisarei fazer outras coisas para manter a beleza, de acordo com a minha idade? Como a autoestima interfere com a beleza e os cuidados consigo mesmo? Esses e outros assuntos, eu converso com a Dra. Kátia Haranaka, cirurgiã plástica, altamente conceituada, na nossa cidade de Campinas, no vídeo acima.

WhatsApp chat