fbpx

AULAS DE YÔGA

Como o Yôga funciona?

Yôga (ou Ioga) é um método para desenvolvimento global do ser humano: saúde plena, emoções saudáveis e equilibradas e mente estável e focada.

Nosso Yôga é uma linha de Yôga forte, intensa e com resultados expressivos.

Vamos conversar um pouco sobre Yôga e, depois, sobre a nossa modalidae. Para que serve? Por que praticar?

Nessa página, falaremos do ponto de vista filosófico. Se você quer saber sobre os efeitos ou benefícios, acesse o menu Resultados.

A tradução do termo é união, integração. Unir o indivíduo consigo mesmo e integrá-lo com a Natureza (o Todo, o Universo, o Cosmo, o Absoluto).

Como acontece essa união?
O ser humano tem vários veículos de manifestação da consciência: corpo físico denso, físico energético, emocional, mental e intuicional. Normalmente, esses corpos estão desconectados.
O indivíduo age, pensa e sente de forma cindida, rompida. Por exemplo, tenho vontade de comer pizza, mas não posso, pois quero emagrecer.
A ruptura aparece entre o mental (sei que quero emagrecer) e o emocional (vontade de comer).

A ruptura gera infelicidade. Quando um corpo quer um caminho (comer pizza) e o outro corpo quer outra via (sei que não posso, pois quero emagrecer), gera conflito energético.
Quanto mais profunda for essa ruptura, mais distante estamos de felicidade e da saúde plena.
A prática promove a união dos corpos. Ou seja, O físico denso, o físico energético, o emocional, o mental e o intuicional estão conectados e agem, sentem e pensam em sintonia.
Quando acontece, no nosso exemplo, eu quero emagrecer (mental) e NÃO tenho vontade de comer coisas que engordam.
Portanto, não há sofrimento.

Outro exemplo, mais complexo. Imagine uma conversa entre dois católicos.
– Você acredita em céu?
– Sim.
– Como é o céu?
– Um lugar maravilhoso.
– Você quer ir para o céu?
– Sim.
– Quer ir, agora?
– Não.

Esse diálogo simples, mostra a ruptura entre o intuicional (as crenças transcedentais), o mental e o emocional.
Quero ir para o céu, mas, não sei, se, de fato, existe.

Para mais informações, assista ao vídeo Corpos do Homem.

Para fazer essa união, é necessário ampliar a consciência de cada corpo.
Com o conhecimento do mecanismo de funcionamento dos corpos, entendemos como mudá-los para que possamos uni-los.
Para mudar o emocional, por exemplo, teremos de compreender, como ele funciona, qual a linguagem que será necessária utilizar, quais as ferramentas utilizar. Um dos nossos treinamentos é o Alta Performance Emocional., que detalha a linguagem do emocional. Mas, precisaremos, igualmente, trabalhar e desenvolver os outros veículos.
Quando atingimos a consciência plena, podemos chamar esse estado de samádhi ou iluminação. Em outras palavras, a meta do Yôga é o samádhi, ou iluminação, ou estado de consciência plena de todos os corpos.
Entretanto, essa união do indivíduo consigo mesmo é, apenas, resultado parcial.
O processo não estaria completo.
Falta a integração do ser com os outros seres humanos, com os animais, com as plantas e com a Natureza (o Todo, o Absoluto, o Universo).
Eis o sentido, mais profundo, da palavra união ou integração.

O NOSSO YÔGA

Uma boa metodologia deverá considerar técnicas que trabalham e ampliam a consciência de todos os corpos do homem: físico denso, físico energético, emocional, mental e intuicional.

Aqui entra a generosidade do nosso Yôga.

A sua principal característica é o ashtánga sádhana a prática integrada em oito partes. Quais sejam;
mudrá: gesto reflexológico feito com as mãos. Trabalham o físico energético, o emocional e intuicional.
pújá: retribuição de energia. A parte mais importante da prática. Trabalha o cultivo da gratidão aos Mestres Ancestrais, entre outros valores. O cultivo da gratidão, pelos seres que fizeram a diferença nas nossas vidas, é de vital importância para o desenvolvimento do intuicional. Trabalha intensamente o emocional e o físico energético.
mantra: vocalização de sons e ultrassons. Os mantras atuam em vários níveis. No físico energético ao desobstruir e limpar as nádís ou meridianos, os canais energéticos. Essa limpeza das nádís permite que a energia circule livremente e sem barreiras, alimentando os chakras, ampliando a vitalidade. No emocional, através da mudança de humor. Todos conhecem o dito popular: “Quem canta os seus males espanta”.
Portanto, é uma ferramenta poderosa para vencer estados negativos de humor. Equilibra a introversão com a extroversão. Se o praticante for, muito, extrovertido, fará mais japa (repetição) e, se for, muito, introvertido, fará mais kirtans (alegres).
No mental, aquieta a mente, se for vocalizado a versão japa (repetição, geralmente, de uma única sílaba: ÔM, ÔM, ÔM, ÔM …). Quando executamos os bíjás mantras estimulamos, fortemente, os chakras. No intuicional, pois o mantra pode ser executado com a mente e o emocional em completa sintonia com o significado mais profundo do mantra. A repetição do japa, facilita a meditação. Pode gerar conexões poderosas, se for bem orientado.
pránáyáma: as técnicas respiratórias para expansão da bioenergia. Ampliam a capacidade pulmonar e a oxigenação de todo o corpo. Atua, de forma intensa, no físico energético e no emocional. Quando a energia está baixa, os respiratórios são um caminho rápido de reposição. Como a respiração é uma atividade consciente e inconsciente, ao mesmo tempo, o cultivo inteligente da respiração yôgi permitirá acesso a setores profundos do inconsciente. Tal mergulho deverá ser feito com inteligência e parcimônia.
Acessar setores profundos precisará de uma estrutura prévia sólida para termos resultados, somente, positivos. Portanto, atuam no controle emocional. Quando um aluno meu está com excesso de energia, a minha orientação primeira é reduzir ou eliminar os pránáyámas, até, o retorno do equilíbrio energético. Para uma visão profunda do pránáyáma, temos um curso ONLINE teórico e prático completo – mais de 16 horas de aula: Pránáyáma, os respiratórios do Yôga. Veja o vídeo Respiração e Emoção.
kriyá – atividade de purificação das mucosas, na versão mais simples e bhúta shuddhi, limpeza dos elementos materiais, na versão completa. Tonificam as mucosas.
Associados aos bandhas (contrações ou compressões de plexos e glândulas) estimulam a regulagem do sistema endócrino e a limpeza de órgãos internos. Para que a prática produza os melhores resultados, o sádhaka (praticante) deverá limpar e manter limpo os corpos físico denso, físico energético, emocional e mental. Se os corpos estiverem completamente limpos, a energia produzida pela prática circulará livremente e produzirá a totalidade dos fenômenos que estão escritos nos textos clássicos (os shastras).
ásana: técnicas orgânicas. São as técnicas isométricas que desenvolvem força, resistência e alongamento. É a parte mais visível da prática. Trabalha fortemente o físico denso e o físico energético. Promovem a regulagem do peso por estimulação da tireoide, melhora a irrigação cerebral pelas posições invertidas, consciência corporal, resistência muscular e alongamento. Poderá trabalhar o emocional. Se o praticante fizer uma sessão com ásanas de força e num ritmo intenso, produzirá endorfinas e melhorará o emocional. As técnicas de alongamento, também, soltam tensões musculares e tensões emocionais que foram somatizadas. A longo prazo e, se o alongamento for executado com inteligência (há regras específicas para atingir o emocional), melhorará o emocional. O cultivo do ásana produzirá uma saúde física superlativa. Para outras informações dos benefícios, consulte a aba resultados.
yôganidrá: técnicas de descontração ou relaxamento. Atua profundamente no emocional, no físico denso e no físico energético. O desenvolvimento da habilidade de relaxar ou descontrair é uma ferramenta poderosa para vencer o stress.
O estresse é um sistema de defesa do organismo, pois prepara para o ataque ou a fuga. Portanto, não é algo ruim, se o indivíduo possuir a capacidade de relaxar, após um pico de stress. Entretanto, a maioria das pessoas entra em estado de stress (trabalho, relacionamentos etc) e NÃO consegue sair, rapidamente, pois não sabe relaxar.
O stress constante é o grande problema e, a médio e longo prazo, detonam a saúde física e emocional das pessoas. Mas, um dos grandes fatores do relaxamento ou descontração é atuar nas transformações internas. Se o indivíduo quer mudar uma programação mental, mindset, NÃO conseguirá (ou, pelo menos, será muito difícil), em estados normais de consciência, mesmo que mentalize.
Em estados de relaxamento, o psiquismo se torna mais flexível e mais permeável para as transformações emocionais. Por isso, durante o relaxamento, é um momento privilegiado para fazer novas programações emocionais, criar novos mindsets para o indivíduo caminhar na direção dos seus sonhos. Quer detonar o estresse e cultivar mindsets favoráveis? Aprenda, primeiro, a relaxar profundamente.
samyama: concentração, meditação e samádhi – são as técnicas que produzem concentração profunda, meditação e estado de iluminação (samádhi). Promove foco, lucidez mental, autoconhecimento e sabedoria. O SwáSthya tem essa complitude que inclui a meditação. Na nossa escola temos AULAS DE YÔGA E AULAS DE MEDITAÇÃO. As aulas de meditação são focadas, como o nome diz, em meditação. Muitos alunos nossos preferem fazer o SwáSthya e fazer a meditação, no contexto do Yôga. As duas possibilidades são válidas.
O perfil do praticante determinará qual possibilidade é melhor. A atuação fundamental é no intuicional. No oriente, quando um ser humano é detentor de grande sabedoria, diz-se que é iluminado. Um ser que irradia luz (sabedoria, conhecimento). A meditação é a ferramenta fundamental para atingir estados superiores de consciência.
Quando o praticante acessa esses estados, desenvolve a intuição, amplia, significativamente, a compreensão de si mesmo e da Natureza. Será um ser humano altamente produtivo, em todos os aspectos da vida, e terá stress, praticamente, zero.
Mas, atenção: meditação NÃO é para relaxar. Pelo contrário, precisamos relaxar para podermos meditar. Veja o meu VÍDEO O PRINCIPAL ERRO DE QUEM DESEJA MEDITAR.. Agora, fica fácil de entender, porque a meditação está na parte final da prática.

Além dessa prática integrada em 08 partes, extremamente completa que promove a evolução acelerada do sádhaka (praticante), temos alguns recursos extras muito interessantes.

RECURSOS EXTRAS:

– sat chakra – uma prática em círculo que trabalha a energia individual e coletiva. Recomendada para a criação de novos mindsets, para equilibrar a energia (pela falta ou pelo excesso) e trabalhar em sintonia e colaborativamente com o grupo. Muito poderosa.

– sat sanga – práticas em grupo, geralmente, festivas.

– práticas avançadas – quando o praticante atinge determinados níveis, se cumprir determinadas condições, terá acesso à prática avançada. É um acelerador extraordinário, pois desenvolve as habilidades mais profundas. É opcional, mas muito útil.

– imersões de final de semana. O retiro anual produz resultados expressivos. Um mergulho que muda a visão da maioria absoluta das pessoas que, já, fizeram.

– cursos – o praticante que conhece a teoria acelera expressivamente a sua evolução. Veja os nossos CURSOS.

Em resumo, o nosso Yôga atua em TODOS os corpos (veículos de manifestação da consciência) do ser humano: físico denso, físico energético, emocional, mental e intuicional. Quando bem orientada, a prática promove o desenvolvimento global do ser humano. Todas as áreas são contempladas. Por essa razão, conseguimos evolução acelerada. Participar de uma escola especializada em AULAS DE YÔGA E AULAS DE MEDITAÇÃO, traz a vantagem de uma evolução rápida.

Tudo o que dissemos, refere-se ao indivíduo. As práticas, extremamente, completas produzem a evolução acelerada. Como saber, se, de fato, houve a evolução? Nesse ponto, entra os conceitos. Se o praticante evoluiu, deverá mudar, para melhor, o seu relacionamento consigo mesmo, com as outras pessoas, com os animais, com as plantas e com a Natureza. Não se concebe um praticante, razoavelmente, antigo que não separe o seu lixo, por exemplo. Como tratamos a Natureza? Vá ao item COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE, na aba Nossa Escola.

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL

YÔGA FLAMBOYANT

  • Aulas de Meditação
  • Aulas de Yôga
  • Cursos de Meditação e Yôga
  • Evolução Pessoal
  • Benefícios do Yôga e da Meditação

Avenida José Bonifácio, 1030
Campinas – S.P.

WhatsApp: 19.99725-4241

WhatsApp chat